Notícias
23/10/2009
Municípios do interior paulista entram na luta
CNM
As manifestações de prefeitos cujas comunidades estão integradas ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios continuam chegando às centenas para a direção da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em Fernandópolis (SP) o prefeito Luiz Vilar de Siqueira reuniu vereadores, diretores municipais, servidores, representantes de entidades e imprensa para apresentar a situação financeira do Município.
O estudo da CNM com o demonstrativo da queda de receitas da União para as prefeituras surpreendeu a grande maioria dos presentes que desconhecia essa realidade. Só neste ano Fernandópolis já registrou perdas de R$ 2 milhões. “Estamos com 25 dias de atraso nas contas. Mesmo assim garantimos o pagamento dos salários dos funcionários públicos em dia. Pagamos metade do 13º no meio do ano e já fizemos a reserva para pagar a outra metade. Não está fácil, mas estamos superando os problemas com a união da equipe”, conta.
O presidente da Câmara de Vereadores, Dorival Pântano, espera que as autoridades federais e os parlamentares (deputados e senadores) entendam o alerta geral que está sendo lançado pelas comunidades e os Municípios de todo o Brasil em defesa de uma realidade. “É impossível promover Educação e oferecer Saúde sem dinheiro. Queremos ação por parte dos parlamentares e soluções pelo governo”, conclui. Também participaram do encontro os vereadores Maiza Rio, Creusa Nossa, André Pessuto, Candinha, Chamel e Neide Garcia.
Veja a galeria de fotos da mobilização em todo o Brasil