Notícias
04/01/2008
Municípios do Centro-Oeste estão em alerta contra a febre amarela
Agência CNM
O Ministério da Saúde está em alerta com a suspeita de casos de febre amarela em municípios da Região Centro-Oeste do Brasil. Mesmo com o registro de febre amarela em vários estados, a situação de Goiás é a mais preocupante porque há casos de ocorrência da doença com morte em animais.
A Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde informa que o ministério dará assistência ao estado, com a disponibilização de doses de vacina para a cobertura de toda população não imunizada, a ajuda no controle de vetores e o acompanhamento dos casos de óbito pela doença.
A recomendação é que ninguém viaje para áreas de cachoeiras e de matas na região sem a vacina contra febre amarela, que deve ser aplicada com dez dias de antecedência, período necessário para a imunização contra o vírus. A vacinação será feita em pessoas que não foram imunizadas contra a febre amarela nos últimos dez anos.
A febre pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes escuras, e diminuição da urina. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar um hospital mais próximo, mas não há tratamento específico para a febre amarela.
Com informações da Agência Brasil