Notícias
03/04/2012
Município paulista de Barretos deve triplicar atendimento de câncer em unidade infantil
O Município paulista de Barretos deve triplicar o atendimento de pacientes com câncer, pois inaugura este mês uma unidade infanto-juvenil de tratamento oncológico. O hospital do câncer de Barretos atualmente diagnostica e trata 200 novos casos por ano. O centro tem projetos de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer. "Temos de multiplicar essa consciência pelo interior do país. Para nós é um orgulho ter um hospital como esse em Barretos, traz especialistas para a região e ajuda quem precisa", afirma o secretário de Saúde municipal, Cleber De Moura.
O centro que hoje é referência no tratamento de câncer trabalha com tumores avançados. Segundo Cleber as atuais taxas de cura, variam entre 20% e 80%, dependendo do tipo e do estágio do câncer.
O Hospital que atende apenas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também firmou um acordo com hospitais americanos renomados, um deles o maior centro de câncer pediátrico nos EUA. O acordo envolve a capacitação de profissionais brasileiros e a adoção dos mesmos protocolos clínicos e de técnicas de laboratório e genética.
Dia de Combate ao Câncer
No dia 8 de abril se comemora o Dia de Combate ao Câncer e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) exemplifica com esse caso de sucesso em Barretos. Para Paulo Ziulkoski, presidente da entidade, “O Brasil deve celebrar os avanços e estudos no setor e por termos alguns dos melhores hospitais para tratamentos de câncer do mundo”, afirma.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no ano de 2030 sejam 27 milhões os casos de incidentes de câncer e 17 milhões de mortes pela doença. Entre os cânceres com incidência crescente, os de pulmão mama e cólon e reto se destacam, mudando rapidamente o cenário da doença em todo o mundo.