Notícias
10/09/2010
Município com caso de raiva humana inicia campanha de vacinação
CNM
A população em Chaval (CE) começou a ser vacinada contra a raiva humana na última sexta-feira, 3 de setembro. Na mesma semana no início da campanha, o hospital do Município registrou um caso isolado da doença, o segundo no País este ano.
Segundo a Secretária de Saúde de Chaval, Francisca Magalhães, o governo do Estado deve enviar mais doses da vacina nos próximos dias. “A parceria Município/Estado está resultando em excelente trabalho, em uma semana a nossa meta já deve estar cumprida”, exaltou.
Ainda de acordo com Francisca, Municípios de regiões próximas à Chaval nos Estados do Ceará e do Piauí já estão mobilizados para iniciarem a campanha de vacinação em breve.
A Doença
O homem diagnosticado com a doença no Município foi internado com febre, agitação, excesso de saliva, dificuldade de engolir, alucinações e aerofobia. O estado de saúde dele hoje é grave, porém estável. O caso de raiva humana é o segundo registrado no Brasil este ano. Ele havia sido mordido por um cão doente há mais de três meses. O primeiro caso da doença no Brasil foi um homem mordido por um morcego, no Rio Grande do Norte, que morreu.
A medida preventiva do Ministério da Saúde para o caso é orientar a população a vacinar cães e gatos contra raiva. Esta seria a forma mais eficaz de evitar a transmissão da doença ao ser humano. Micos e morcegos também são transmissores da raiva.