Notícias
07/02/2014
Mulheres têm maior probabilidade de terem um Acidente Vascular Cerebral
O risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é maior em mulheres do que em homens, independente da idade. Fatores como enxaquecas, depressão, diabetes, arritmia cardíaca, o uso de pílula contraceptiva e até a gravidez fazem aumentar a probabilidade de um AVC no sexo feminino.
Informações e recomendações são do Centro Médico Wake Forest, em Winston-Salem, na Carolina do Norte, Estados Unidos e da Associação Norte-Americana do Coração. Os dados mostram que o Acidente Vascular Cerebral é a terceira maior causa da morte entre as mulheres – estão à frente apenas doenças cardíacas e o câncer. No caso dos homens o AVC é a quinta causa de mortalidade.
A Associação Norte-Americana do Coração ressalta que as mulheres devem ficar atentas à pressão arterial. Mesmo aquelas de pouca idade. A indicação é reforçada no caso de mulheres que queiram tomar contraceptivos ou ficar grávidas – os cuidados devem ocorrer antes dessas decisões.
Sintomas
Os sintomas de um AVC em ambos os sexos são: dormência súbita ou fraqueza do braço, dificuldade em falar ou compreender o que os outros dizem. No entanto, em mulheres, os sintomas podem ser mais sutis. Um Acidente Vascular Cerebral ocorre quando uma veia que irriga o cérebro é obstruída por um coágulo que pode causar a destruição dos tecidos cerebrais.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil