Notícias
08/03/2019
Mulheres mobilizadas para a Marcha
Faltam apenas 30 dias para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, e, por ser Dia Internacional da Mulher, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) inicia uma série de convites das lideranças estaduais e microrregionais com uma representante do sexo feminino. Eliéze Comachio é prefeita de São Domingos (SC) e presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e, assim como outras representações do movimento, aproveitou o 8 de abril para convocar as gestoras para o evento.
Até o dia 8 de abril, serão publicados, no site e nas redes sociais, vídeos dos presidentes e membros do Conselho Político da entidade convidando os gestores de todo o país para o maior evento municipalista da América Latina em número de autoridades. Com números impressionantes, que incluem mais de 7 mil participantes e quase 30 horas de programação, a Marcha só é possível graças ao engajamento das entidades e dos consórcios, que se unem à Confederação para mostrar o peso do movimento.
Além de ter sido o palco do lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), em 2017, o evento oportuniza o debate entre as gestoras sobre o cenário político nacional e a pauta prioritária. Foi assim na última edição e será neste ano, com a plenária às 11h30 de quarta-feira, 10 de abril, MMM – O Poder da Mulher na Política. O tema do Museu Municipalista também está dedicado a elas.
Norte e Nordeste
Única presidente mulher de entidade estadual, Maria do Socorro Neri é uma liderança política e municipalista em sua região. Na presidência da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a prefeita de Rio Branco está à frente não só da capital acreana como também dos 22 entes municipais do Estado, sendo três comandados por mulheres.
O AC lidera a lista proporcional de prefeitas inscritas na Marcha, com 100% de participação confirmada. O Pará vem em segundo lugar, com 73% de inscrições entre as chefes do Executivo municipal. São Paulo e Minas Gerais, Estados com o maior número de prefeitas no país, estão com 22% e 27% de inscrições confirmadas – 15 prefeitas inscritas de um total de 67 e 17 de 63, respectivamente. Para garantir um maior número de participações, discutir os pleitos e planejar a articulação feminina, no próximo dia 26, as prefeitas acreanas têm um encontro com a fundadora do MMM Dalva Christofoletti em Rio Branco.
No Maranhão, a Federação dos Municípios do Estado (Famem) aproveitou o Dia Internacional da Mulher para reunir as prefeitas, prefeitos e primeiras-damas em um café da manhã para mobilizá-los para a Marcha. No Estado, que tem 217 Municípios, são 41 prefeitas.
Veja a mensagem da presidente da Amai, Eliéze Comachio
Por: Amanda Maia
Fotos: Agência Lar/Ag. CNM; Famem