Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Modelo de alfabetização cubana é adotado em municípios do Piauí

Notícias

20/01/2006

Compartilhe esta notícia:

Modelo de alfabetização cubana é adotado em municípios do Piauí

Agência CNM

Cerca de 500 jovens e adultos serão alfabetizados nos municípios piauienses de Murici dos Portelas, Caxingó e Buriti dos Lopes pelo método cubano de educação denominado “Sim, eu Posso!”. Acordo firmado, em 2003, entre o Ministério da Educação e o governo de Cuba vai permitir a ação patrocinada pelos recursos do Brasil Alfabetizado. O programa cubano já foi testado por 50 alunos.  

Os recursos utilizados serão televisão, vídeo e cartilha. Além da presença de um alfabetizador/mediador. Serão 65 aulas de uma hora de duração assistidas por, no máximo, 10 alunos. Logo após a apresentação do vídeo, os alunos fazem os exercícios que estão na cartilha.

Além do aluno, o método cubano também assiste ao alfabetizador cuja formação é feita antes do início das aulas e durante todo o processo de alfabetização das turmas. O coordenador do projeto passa orientações em reuniões semanais de quatro horas. O convênio do programa Brasil Alfabetizado com as secretarias municipais de Murici dos Portelas, Caxingó e Buriti dos Lopes prevê a alfabetização de mil jovens e adultos pelo método Sim, eu Posso, em 2005/2006.


Notícias relacionadas