Home / Comunicação / Mobilização contra o zika em escolas públicas e privadas começa nesta sexta-feira
Notícias
19/02/2016
Mobilização contra o zika em escolas públicas e privadas começa nesta sexta-feira
Escolas de todo o país participam, nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o zika. As atividades nas escolas buscam conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. A intenção é que jovens e crianças levem para casa informações sobre a prevenção ao Aedes. Essa orientação para o combate aos criadouros do mosquito vai continuar durante todo o ano nas redes educacionais do país.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a ideia de mobilizar todos os setores e profissionais de outras áreas, principalmente a rede escolar, que tem um poder disseminador de informações extremamente eficaz. No entanto, a entidade acredita que as ações de combate ao mosquito devem acontecer em todo o território nacional, considerando uma situação de emergência internacional, porém, é importante estar atentos a regionalidade do país e executar ações de prevenção integralmente, para a situação atual do Brasil prevenir ainda é melhor do que remediar.
Ao longo do dia serão desenvolvidas atividades específicas nas escolas como palestras, distribuição de panfletos e vistoria para combater possíveis criadouros do mosquito. As atividades envolverão ainda professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária e militares das Forças Armadas.
Ação da CNM
Esta mobilização vai se somar as ações e orientações que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem dedicado aos gestores municipais no combate ao Aedes aegypti. No hotsite da CNM “Municípios Contra o Aedes aegypti” o gestor encontra vasto material informativo sobre a prevenção e combate ao mosquito. Além disto também estão presentes informes epidemiológicos, vídeos educativos e material de apoio como folderes, cartazes, banners, e cartilhas.
Outra novidade do portal é a abertura de espaço para o recebimento de material de boas práticas, além de sugestões, ideias, opiniões e dicas úteis no combate ao mosquito. Assim, os gestores e a comunidade podem contribuir para o envolvimento de todo o movimento municipalista em tema tão relevante.
Clique aqui para acessar o hotsite da CNM de combate ao Aedes aegypti.
Da Agência CNM, com informação da Agência Câmara.