Notícias
07/07/2021
MMM se reúne com lideranças femininas no Congresso
A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tania Ziulkoski, se reuniu com as deputadas Soraya Santos (PL-RJ ) e Celina Leão (PP-DF) em agendas para a promoção de ações que levem a pauta da participação da mulher na política. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 7 de julho.
Com a parlamentar do Rio de Janeiro, também Secretária de Relações Institucionais da Câmara, Tania Ziulkoski abordou os impactos da pandemia para as mulheres. Soraya Santos reforçou que é necessário compreender o cenário de crise na saúde e os reflexos nas cidadãs. “Precisamos buscar entender como essa nova rotina impactou mais as mulheres. Buscando dados, podemos aprimorar as ferramentas municipalistas nessa nova dinâmica” disse a deputada.
Aproveitando a liderança feminina nessa nova secretaria, a fundadora do MMM sugeriu a realização de um seminário internacional com lideranças femininas da América Latina e portuguesas para se trabalhar o fortalecimento da presença da mulher na política. “Com o atual projeto internacional que estamos desenvolvendo, estamos estreitando laços com lideranças portuguesas municipalistas e o país hoje é referência da União Europeia quando o tema é equidade de gênero. Além de nosso histórico de atuação do Movimento na América Latina, vamos usar o exemplo dessas mulheres e fortalecer o tema no Brasil”, destacou Tania Ziulkoski.
Secretaria da Mulher
Já em conversa com a deputada Celina Leão - coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara – Tania Ziulkoski e a parlamentar definiram que no próximo mês, em celebração ao Agosto Lilás, será promovido um grande evento na Câmara dos Deputados para a promoção de pautas que beneficiem as mulheres.
A parceria renderá também cartilhas de orientação para a solicitação de emendas parlamentares voltadas ao desenvolvimento de ações de combate e ao enfrentamento da violência contra as mulheres, pauta cada vez mais crescente e recorrente devido à pandemia. “Vamos realizar uma grande sessão e a tarde seguimos com quatro painéis realizados concomitantes em salas de comissão, com temas como orçamento, combate a violência (...) Vamos capacitar essas novas mulheres que assumiram os desafios de serem prefeitas, vereadoras e secretárias nessa nova gestão”, disse a deputada.
Ainda na reunião também foi formalizado o convite para que o MMM realize sua adesão formal ao Movimento do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONPM), que tem como objetivo monitorar e centralizar as pesquisas existentes sobre diversos temas e facilitar o acesso e o conhecimento sobre a realidade das mulheres eleitas em todas as esferas.
Leia também:
Observatório Nacional da Mulher na Política promete monitorar e centralizar estudos
Notícias relacionadas


