Notícias
22/11/2022
MMM: lideranças de Espanha e Brasil produzem materiais técnicos
Na última semana, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, cumpriu agenda na região da Galícia, na Espanha. Logo no início da agenda, foi firmado acordo de cooperação com a Deputação da Corunha (Diputación da Coruña), com o propósito de produzir materiais técnicos que sejam positivos para ambos os países, por meio do intercâmbio de boas práticas de gestão.
Em seguida, com a participação de autoridades locais espanholas e brasileiras, foi promovido encontro virtual para troca de experiências e práticas dessas gestoras. No início, Tania Ziulkoski, apresentou o MMM e destacou dados e o histórico da participação da mulher na política no Brasil. Por parte da Espanha, as apresentações se centraram na temática de acessibilidade como uma das condições essenciais e mínimas para garantir a igualdade.
Na oportunidade, a líder municipalista feminina reforçou a importância da ferramenta da Agenda 2030 na promoção da igualdade e acessibilidade a todas as políticas públicas com qualidade, educação, saúde e saneamento básico. Além disso, lembrou que um desafio para todos os governos locais é construir uma cidade cada vez mais inclusiva.
InovaJuntos
De maneira virtual, a prefeita de Águas da Prata (SP) Regina Janizelo, fez uma breve apresentação do Projeto InovaJuntos. Na oportunidade, falou um pouco sobre a cidade e os desafios de ser uma mulher a frente da gestão local, em especial por ser a primeira mulher prefeita do Município.
A prefeita quer trabalhar bastante na gestão de acessibilidade. Ela que tem uma doença degenerativa disse que recebe muitas críticas e questionamentos sobre “como uma pessoa com deficiência pode ser prefeita de uma cidade”?
Marcha
Por fim, a consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, falou sobre a formação do Brasil como estado federado, além de reforçar sobre as competências que cabem ao poder local no país. Além disso, apresentou o maior evento municipalista da América Latina. “A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece entre os dias 27 e 30 de março do próximo ano. Já foram muitos os compromissos conquistados na Marcha e a briga permanente da gestão de recursos”, completou.