Notícias
25/01/2008
Ministério libera 19,5 milhões de camisinhas para o carnaval
Agência CNM
As secretarias estaduais de saúde devem repassar às secretarias municipais os preservativos masculinos comprados pelo Ministério da Saúde para as ações no carnaval de prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids. De acordo com o ministério, cerca de 19,5 milhões de preservativos serão distribuídos. Organizações não-governamentais que trabalham com a questão também receberão.
A remessa, divulga o ministério, é 77% maior que os 11 milhões de unidades fornecidas no mesmo período do ano passado. Todos os estados e o Distrito Federal receberão camisinhas. Exceto nos casos do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo que têm estrutura diferenciada de distribuição.
Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão 10% das camisinhas distribuídas gratuitamente e Sul e Sudeste, 20% do total estimado para cada estado.
A previsão do Ministério da Saúde é de que um segundo lote de preservativos seja enviado aos municípios por volta de 20 de fevereiro, depois que os planos de necessidades dos estados para 2008 forem discutidos e aprovados pelo Programa Nacional de DST/Aids. A estimativa é que o órgão libere este ano cerca de 450 milhões de preservativos, superando a quantidade do ano passado (119,7 milhões) e de 2006 (253,9 milhões).
Com informações da Agência Brasil