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02/12/2004
Ministério da Saúde quer melhorar atendimento público
Ascom APM
Dezenas de prefeitos e vereadores paulistas e de outros Estados acompanharam na manhã de terça-feira, dia 30, o painel sobre “Saúde”, que foi ministrado pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Jorge Solla, durante o Seminário Novos Gestores Municipais - Capacitando para o Desenvolvimento Municipal, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com a Associação Paulista de Municípios (APM) e a Associação de Municípios do Paraná (AMP).
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi o principal assunto abordado pelo representante do Ministério da Saúde. Jorge Solla declarou, durante sua explanação, que o SUS é um dos principais sistemas públicos de saúde do mundo devido a grande demanda da população brasileira. No entanto, Solla fez um alerta. “A Saúde não vinha sendo bem tratada nas Administrações Federais anteriores. Estamos trabalhando arduamente para melhorar a qualidade do atendimento público”.
Atualmente, existem 63.662 Unidades Ambulatoriais do SUS onde foram realizados até então este ano 1 bilhão de procedimentos de Atenção Básica; 2,88 milhões de exames de patologia clínica; 3,3 milhões de exames de ultra-sonografia; 2,5 milhões de procedimentos obstétricos; 94 mil procedimentos de alta complexidade em cardiologia; 72 mil cirurgias cardíacas e 11 mil transplantes.
Jorge Solla afirmou que tem muito trabalho a ser feito pelo Ministério da Saúde para oferecer melhor qualidade de vida à população e já foi feito pelo Governo Federal um plano de Diretrizes para o biênio 2005/2006 que destaca ações como racionalização e ampliação do financiamento da Assistência Farmacêutica Pública e incentivo à produção pública de medicamentos com baixo custo para a população. “Nosso objetivo com a Farmácia Popular é obter subvenção econômica para medicamentos de hipertensão e diabetes na rede privada varejista. Além disso, provocar redução do ICMS de um grande elenco de medicamentos”, disse Solla. Somente
O representante do Ministério da Saúde ressaltou também que “lutamos sempre para melhorar a qualidade da atenção à saúde do SUS, garantindo maior resolução de problemas, satisfação dos usuários e maior legitimação do atendimento na área de saúde pública”.