Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ministério da Saúde lança “Prêmio Bibi Vogel – Município que promove a amamentação promove a saúde”

Notícias

10/06/2005

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde lança “Prêmio Bibi Vogel – Município que promove a amamentação promove a saúde”

Maria Luiza Albuquerque
Agência CNM

Como o lema “Município que promove a amamentação promove saúde”, o Ministério da Saúde organiza o Prêmio Bibi Vogel. Com a finalidade de incentivar a saúde integral da criança e a promoção do aleitamento materno, convida todos os municípios brasileiros a participarem do projeto.

Conhecida como Bibi Vogel – Sylvia Dulce Kleiner – destacou-se profissionalmente como atriz, manequim, cantora e militante das causas humanitárias. Em 1980, voltando da Argentina, onde casou e teve uma filha, fundou, juntamente com um grupo de mães o projeto “Amigas do Peito”.

Inspirado nesta iniciativa o Ministério da Saúde promoveu e denominou o prêmio em sua homenagem. Enfatizando o acompanhamento na gestação, a amamentação durante os primeiros seis meses de vida,  enumera vantagens da amamentação, para a criança e para a mãe, como: crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças .

O Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, juntamente com o Banco de Leite Humano, apóiam as mulheres que desejam amamentar seus filhos, mas que têm dificuldades. Ensinam a identificar quais mulheres podem ser doadoras de leite humano, sem causar nenhum prejuízo, dentro das normas segurança e proporcionado aos recém-nascidos prematuros e que por algum motivo, necessitam de internação em unidades neonatais a proteção que o leite materno traz.

Para participar do Prêmio Bibi Vogel – Município que promove a amamentação promove a saúde – os municípios devem desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, desenvolver ações de planejamento familiar, garantir o alojamento conjunto em todas as maternidades públicas e privadas, cumprir integralmente a emenda constitucional 29, promover ações que garantam os direitos da mulher trabalhadora, desenvolver ações que reduzam a mortalidade infantil, entre outras.

O prêmio para o município ganhador é de R$ 50 mil, para o segundo lugar – diploma de premiação e para o terceiro – placa comemorativa. Os demais municípios selecionados ganharão diploma de participação. A entrega do prêmio será durante a Semana Mundial da Amamentação, no dia 25 de agosto, pelo Ministério da Saúde.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho de 2005, por meio de ficha de inscrição, emitida pelo Ministério da Saúde. Mais informações: www.saude.gov.br ou 315.24245.


Notícias relacionadas