Notícias
13/08/2004
Ministério amplia em 126,7% o número de municípios atendidos pelo Samu 192
Agência Saúde
Em menos de dois meses, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) mais que dobrou o número de municípios cobertos pelo programa. No final de junho, 45 municípios brasileiros, em dez estados, estavam cobertos pela atuação das equipes médicas do Samu/192. Hoje, esse número aumentou para 102 municípios, em 14 estados, um crescimento de 126,7%.
Com a ampliação do programa, o Ministério da Saúde também elevou a população que pode contar com as equipes de profissionais de saúde que integram o Samu/192. Em junho, 22,4 milhões de pessoas tinham o telefone 192 à disposição para chamadas de urgência. Hoje, são 31 milhões de brasileiros que podem acionar o serviço e contar com o socorro prestado por um batalhão de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que integram as equipes. São profissionais habilitados para o atendimento de urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.
Neste ano, o Ministério da Saúde está investindo R$ 297 milhões para estender os benefícios do Samu/192 a 118 milhões de brasileiros. Estão sendo adquiridas 1.480 ambulâncias que permitirão a implantação do programa em 1.700 municípios.
Como funciona – Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel são aqueles que chegam rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer agravo à saúde que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte. Para tanto, contam com equipes de suporte básico (auxiliares e técnicos de enfermagem), para atendimento de urgências moderadas e equipes de suporte avançado (médicos e enfermeiros) para urgências graves, que necessitam de intervenção mais complexa.
Para acionar o Samu/192, basta um telefonema gratuito para o número 192. Os pedidos de socorro serão atendidos nas centrais de regulação que funcionam 24 horas por dia, sempre com a presença do médico regulador. O médico avalia as necessidades de cada chamada e encaminha o atendimento, que pode ser uma simples orientação ou o envio de uma ambulância.