Notícias
28/06/2006
Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues pede demissão
Fred Ferreira
Agência CNM
Alegando problemas de saúde na família, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, pediu demissão ontem à noite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rodrigues concedeu entrevista coletiva nesta tarde à imprensa para oficializar o pedido e descartou motivos políticos pela decisão. Recentemente, o ex-ministro negociou um pacote com várias medidas de auxílio ao setor agrícola.
Com um discurso de missão cumprida, Rodrigues afirmou que as metas de sua gestão foram atingidas, inclusive na elaboração do último pacote agrícola anunciado no mês passado. "As negociações agora estão no nível técnico, e não no nível político. Portanto, não há mais necessidade de minha participação para implementação das medidas estruturantes", afirmou Rodrigues, referindo-se à desoneração de impostos e a medidas cambiais.
Como trabalho desenvolvido dentro do Ministério, citou o fortalecimento da relação entre o setor agrícola e o governo, que foi possível com a formação dos vários fóruns setoriais; a modernização técnica e administrativa do ministério; a criação da ouvidoria; a formação de missões comerciais no exterior e o desenvolvimento de tecnologias como a agroenergia.
A assessoria do Planalto ainda não informou quem ocupará a vaga de Rodrigues.
Ex-ministro
Roberto Rodrigues era um dos poucos ministros que estavam no cargo desde o início do governo Lula, em 2003. Fazendeiro, já foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, de 1993 a 1994, e pertence a lideranças do agronegócio brasileiro e dirigiu as maiores entidades de classe do setor.