Notícias
04/07/2017
Ministério da Saúde não renova convênio para que Municípios de todo o país acessem o 0800
O núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS) suspendeu – a partir desta segunda-feira, 3 de julho – o serviço de teleconsultorias para os médicos e enfermeiros da atenção primária do Brasil. O serviço funciona por meio do número 0800 644 6543.
A decisão é resultado do término da vigência do convênio com a Secretaria de Atenção à Saúde do Departamento de Atenção Básica do Ministério de Saúde (DAB/SAS/MS) no mês de janeiro de 2017. Agora, o serviço está disponível apenas para profissionais do Rio Grande do Sul, pois conta com financiamento federal – da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES/MS) – e estadual, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que é fundamental o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, renovar o convênio para que todos os Municípios do Brasil possam continuar acessando o serviço gratuito.
A entidade ressalta que o TelassaúdeRS-UFRGS é uma ferramenta de fácil acesso para profissionais da Atenção Básica em todo o país. Ressalta-se que relatos de vários Municípios que utilizam o 0800 apontavam para a melhoria de acolhimento e resolutividade nas unidades de Saúde.
Diante dessa situação, os consultores do TelessaúdeRS/UFRGS ressaltam que manifestações sobre a interrupção do serviço podem ser encaminhadas à ouvidoria do SUS/Ministério da Saúde pelo telefone 136.