Notícias
07/02/2006
Ministério da Saúde inaugura farmácia popular em Teresina (PI), Formosa (GO) e Campina Grande (PB)
Agência CNM
O Ministério da Saúde inaugurou nesta segunda-feira, 06, em Teresina e Formosa mais duas unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil. Na sexta-feira, 03, Campina Grande recebeu três unidades. As prefeituras, governos estaduais e o Ministério firmaram parceria para repassar à população medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz, exclusivamente para o programa.
Todas as farmácias seguem o padrão do programa e contam com profissionais farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação. Ela também está equipada com aparelho de televisão e vídeo/DVD para exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Todas as unidades possuem estrutura adaptada à realidade regional, permitindo uma adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas.
O horário de atendimento das farmácias é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia popular munido da receita médica ou odontológica. Não há necessidade de passar por qualquer procedimento burocrático.
Em 18 meses de funcionamento, o programa já colocou à disposição cerca de dez milhões de medicamentos. Os maiores beneficiários são pacientes que sofrem de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas gástricos. Entre os dez medicamentos mais procurados, oito são indicados para esses tratamentos.
Informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, as patologias atendidas, os endereços das unidades e outras orientações sobre o programa podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou pela internet www.saude.gov.br/farmaciapopular.