Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ministério da Saúde implanta projeto-piloto contra a anemia no Brasil

Notícias

03/06/2005

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde implanta projeto-piloto contra a anemia no Brasil

Agência CNM

Diante de um característico problema no Brasil de mortalidade infantil, retardamento do desenvolvimento infantil e fadiga em adultos causados por anemia ferropriva, o Ministério da Saúde elaborou um projeto-piloto para suplementação de crianças e gestantes. Ainda este mês, por meio de unidades de saúde, os municípios brasileiros mais carentes receberão auxílio no caso da doença.

Estudos recentes revelam que, no Brasil, a doença atinge cerca de 50% das crianças menores de cinco anos de idade e até 40% das gestantes com anemia ferropriva. Caracterizada como a falta de ferro no organismo é considerada a principal causa de mortalidade materna e de baixo peso ao nascer e responsável por atraso no desenvolvimento mental de crianças e fadiga em adultos.

O objetivo do projeto é diminuir sensivelmente essa porcentagem distribuindo de acordo com sua rotina o fornecimento das secretarias de saúde. A cada três meses, as crianças de 6 a 18 meses receberão um frasco xarope de sulfato ferroso com sabor de laranja, que deverá ser tomado uma vez por semana. Para as gestantes, serão fornecidas cartelas de comprimidos de sulfato ferroso e ácido fólico e para as mulheres até o 3º mês pós-parto apenas os de sulfato ferroso. Esses comprimidos, em ambos os casos, devem ser consumidos diariamente.

Inicialmente, os municípios pilotos de Muriaé (MG), Massapê e Sobral (CE); Caruaru e Pombos (PE); Campo Bom (RS); Benevides e Barcarena no (PA) e Ponta Porã (MS) - vão receber a quantidade de suplementos suficiente para suprir a demanda por três meses. Isso corresponde a um total de nove mil frascos de xarope ferroso, 27 mil cartelas de sulfato ferroso e 15 mil cartelas de ácido fólico. No mês de julho será distribuído para o restante do país.


Notícias relacionadas