Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ministério da Saúde divulga principais causas de morte

Notícias

11/11/2008

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde divulga principais causas de morte

Agência CNM

No Brasil, as pessoas morrem mais de doenças crônicas e violência. Esta conclusão é do Ministério da Saúde (MS), que – por meio da pesquisa “Mortalidade no Brasil” e do relatório “Saúde Brasil 2007” – constatou que as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte dos brasileiros. Segundo os estudos, morreram no ano passado 283.927 pessoas devido a causas como falta de exercícios físicos, má alimentação, excesso de álcool e tabaco.

O Sudeste apresentou o primeiro lugar com o maior número de mortes, no ano passado, por doenças do aparelho circulatório entre as regiões: 33% dos casos. Em segundo lugar está o Sul, com 32,9%, seguido do Nordeste, 31,9; do Centro-Oeste, 31%; e do Norte, com 24,9%. As pesquisas irão servir de subsídios para que gestores estaduais e municipais saibam o quanto devem incentivar a população a alimentar-se melhor e evitar costumes que levam à doença.

O acidente vascular cerebral (AVC) é a maior causa de mortes no País, segundo os estudos. Em seguida estão a doença isquêmica do coração (infarto agudo do miocárdio), as neoplasias malignas (que são vários tipos de câncer), as doenças do aparelho respiratório, a doença hipertensiva e a insuficiência cardíaca. No Norte, no Centro-Oeste e no Nordeste, o terceiro motivo de mortes refere-se às causas externas, como a violência e os acidentes, por exemplo.

Com informações do Ministério da Saúde

 


Notícias relacionadas