
Notícias
27/05/2005
Ministério da Educação lança programas de formação de professores
Maria Luiza Albuquerque
Agência CNM
O Ministério da Educação com o objetivo de melhorar a qualidade dos professores das escolas públicas está desenvolvendo dois grandes programas de formação de professores: o Pró-Licenciatura e o Pró-Infantil.
O programa foi anunciado nesta quarta-feira, 25, pelo secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, aos prefeitos de 34 municípios das regiões sul e centro-sul do Rio Grande do Sul que participaram das oficinas do MEC, no auditório das Faculdades do Sul (Fundasul), no município de Camaquã.
O projeto surgiu com a problemática existente nos municípios brasileiros devido o grande número de professores de escolas púbicas que lecionam sem a habilitação exigida por lei.
Técnicos do MEC sairão de Brasília e ministrarão os cursos de capacitação, dando oportunidade aos prefeitos, secretários de educação e gestores escolares para que tirem dúvidas sobre o funcionamento e a estrutura dos programas destinados a apoiar a educação básica municipal.
Segundo Jorge o programa viabilizará uma melhoria na qualidade de aproximadamente 240 mil professores do ensino fundamental e do ensino médio e 32 mil da educação infantil (1ª a 4ª séries) que estão lecionando sem a formação exigida por lei.
Primeiramente o projeto será apresentado aos estados do Rio Grande do Sul e Ceará e em seguida, Rio de Janeiro e São Paulo. O processo de capacitação visa a total adesão das prefeituras ao programa.
Notícias relacionadas


