Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Microrregionais mineiras recebem recursos e podem incentivar inclusão digital

Notícias

06/11/2009

Compartilhe esta notícia:

Microrregionais mineiras recebem recursos e podem incentivar inclusão digital

CNM

As 41 associações microrregionais de Municípios de Minas Gerais ganharam incentivo para promover a Inclusão Digital dos Municípios mineiros. Em outubro, elas começaram a receber recursos repassados pelo governo estadual na ordem de R$ 32,8 milhões. Cada uma receberá aproximadamente R$ 800 mil para a modernização da infraestrutura de atendimento às prefeituras.

A forma como os recursos serão utilizados pode ser definida pela própria microrregional – compra de equipamentos, maquinário e qualificação de profissionais são algumas das alternativas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), atenta à importância da inclusão digital das prefeituras, sugere que as entidades invistam parte destes recursos neste setor.

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), por exemplo, seguiu esta orientação. Entre os pontos destacados no plano de trabalho enviado ao governo do Estado, a Ardoce apontou que pretende utilizar parte dos recursos para adquirir cinco computadores, impressoras e um servidor para armazenar os arquivos da entidade.

‘Uma de nossas prioridades é aprimorar a comunicação com os 15 Municípios da nossa região. Precisamos melhorar estas ferramentas e a Internet é uma das mais importantes”, afirma a secretária executiva da Ardoce, Alvanir Cássia Ferreira Carossi. 

Pilares
Além dos investimentos em infra-estrutura como os realizados pela Ardoce, a CNM destaca que outros dois pilares são vitais à Inclusão Digital nos Municípios brasileiros: a qualificação dos gestores municipais e a aproximação da comunidade às ferramentas de comunicação.

Para a entidade, a combinação destes três fatores é a responsável por trazer modernização da gestão nos Municípios e o fortalecimento da estratégia do governo eletrônico local. Entre as sugestões da CNM às microrregionais para promover a Inclusão Digital, destaque para a realização de fóruns, visitas técnicas e promoção de debates. O importante, destaca a CNM, é ouvir a opinião dos gestores municipais e dos cidadãos.

Parceria
Para ajudar a microrregional, rumo à inclusão digital dos Municípios da região do Médio Rio Doce, Alvanir destaca a parceria e o apoio da CNM. “Sempre que temos alguma dúvida, entramos em contato com o portal da Confederação. É a equipe técnica, por exemplo, a responsável pela elaboração de banners que colocamos no site da Ardoce”, completa.

Aos interessados em mais detalhes sobre o assunto, a equipe do portal CNM está à disposição pelo telefone (61) 2101 -6000.

 


Notícias relacionadas