Notícias
15/04/2010
Meta de vacinação contra a H1N1 em crianças foi alcançada
CNM
Municípios de todo País se mobilizaram em prol da vacinação contra a H1N1. A estratégia Nacional de Vacinação contra a gripe atingiu a sua meta de imunizar 80% das crianças de seis meses a menores de dois anos. O número de pessoas vacinadas até o momento é de 23,5 milhões, um aumento de 17,5% em relação ao balanço anterior do dia 12 de abril.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os Municípios têm papel fundamental no combate à doença. Além disto, orienta os gestores municipais a continuarem mobilizando a população. O objetivo é que todos os grupos prioritários sejam vacinados. Jovens de 20 a 29 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos têm até o dia 23 de abril para receberem a dose da vacina, pois não há previsão de prorrogação.
As gestantes devem ser priorizadas, pois representam neste ano uma em cada três mortes relacionadas à nova gripe. Além disso, elas correspondem a mais de 20% dos casos graves. As mulheres que engravidarem depois dessa etapa podem se vacinar em datas posteriores.
O total de grávidas vacinadas até o momento é de 1.553.027. No Brasil, não foi confirmado nenhum efeito adverso grave nos imunizados. A mesma informação tem abrangência mundial, onde foram aplicadas mais de 300 milhões de doses da vacina.
Próximas etapas da vacinação
No caso dos idosos com doenças crônicas, a campanha anual contra a gripe começa no dia 24 de abril e termina dia 7 de maio. A quinta e última etapa é direcionada à população de 30 a 39 anos, cujo período de vacinação vai de 10 a 21 de maio.
Os grupos prioritários são os que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e falecer. Eles foram definidos pelo Ministério da Saúde em consenso com representantes de Estados e Municípios, sociedades científicas e entidades de classe.
- Acesse aqui os grupos para vacinação e orientações
- Acesse aqui o calendário de Vacinação contra a Influenza H1N1
- Confira aqui as doenças crônicas para vacinação
Com informações do Ministério da Saúde