
Notícias
03/02/2006
MEC testa acompanhamento da freqüência escolar em seis municípios
Agência CNM
A segunda etapa do projeto Presença, projeto-piloto para a implantação do Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe), vai visitar 350 escolas públicas de ensino fundamental e médio, das cinco regiões do país. A partir de março, cerca de 230 mil estudantes destas escolas vão registrar a freqüência em tempo real.
As escolas dos municípios de Rio Verde (GO), São Carlos (SP), Parnamirim (RN), Boa Vista (RR), Gravataí e Capão da Canoa (RS) vão inaugurar a tecnologia. O Ministério da Educação se prepara para implantar o Safe, no primeiro semestre de 2006, nos 260 maiores municípios do país, que, juntos, representam 50% das matrículas do ensino fundamental e médio.
Cada escola receberá do MEC um computador com dois periféricos (PC escolar), instrumentos que farão a leitura do Cartão do Estudante e, na falta deste, a leitura da biometria (digital do aluno). O acompanhamento da freqüência está previsto para começar em março. A escolha dos municípios obedeceu a dois critérios: cidades de porte médio e as que concluíram primeiro o cadastro de alunos e professores.
As visitas da equipe técnica do Ministério da Educação iniciaram no dia 02 de fevereiro e se estendem até 24 de fevereiro, data limite para que municípios e secretarias de educação que ainda não aderiram ao projeto devem entrem em contato com o MEC. O mesmo prazo segue para que o MEC entregue os equipamentos às escolas e informar aos alunos o Número de Identificação Social (NIS) e entregar o Cartão do Estudante.
Notícias relacionadas


