
Notícias
22/06/2005
MEC realiza oficina no Ceará sobre políticas de financiamento
Agência CNM
O ministério da Educação (MEC) realizou na sexta-feira, 17, oficina com prefeitos do Ceará para apresentar formas de financiamento dos programas de educação básica do Mec. O encontro aconteceu no município de Barbalha (CE) e reuniu cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de educação, professores e funcionários de secretarias estaduais da região.
Foram explicados, durante o evento, o funcionamento e o financiamento de programas como Merenda e Transporte Escolar, Escola de Fábrica, Educação de Jovens e Adultos, Brasil Alfabetizado, fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e do Ensino Básico (Fundeb), entre outros.
O secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge da Silva, explicou os quatro eixos que orientam a política do ministério para a educação que são a alfabetização, educação básica e profissional e ensino superior. “Esta é uma iniciativa inédita que vai permitir aos prefeitos e gestores acesso direto aos programas e projetos do MEC, além de possibilitar a discussão nacional das políticas públicas propostas pelo governo federal”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Antonio Carlos Accioly, enfatizou que a iniciativa do MEC de interiorizar e capacitar os gestores de educação é uma iniciativa louvável deste governo. Segundo ele, “os municípios ficavam sem acesso aos recursos federais por falta de informação sobre os mecanismos de captação de recursos do Ministério da Educação”.
Ainda ocorrerão mais duas oficinas no Ceará, no total serão capacitados 585 gestores de 184 municípios. As próximas serão em Meruoca (CE) e Boa Viagem (CE). Posteriormente, participarão do programa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com informações da Agência Brasil
Notícias relacionadas


