Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / MEC propõe consórcio educacional a municípios da Baixada Fluminense

Notícias

31/01/2005

Compartilhe esta notícia:

MEC propõe consórcio educacional a municípios da Baixada Fluminense

Agência Brasil

 O Ministério da Educação sugeriu aos municípios da Baixada Fluminense que criem um consórcio educacional, para trabalharem de forma integrada e melhorarem os indicadores da região. A proposta foi feita durante uma reunião do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério, Ricardo Henriques, com os 13 secretários municipais da Educação, em Nova Iguaçu.

"Esses
13 secretários mostraram uma postura muito cooperativa. Eles demonstraram disposição de ter uma agenda coordenada, em nome da educação nessa região, que atinge 4,5 milhões de pessoas", disse Henriques.

Segundo Henriques, o consórcio contaria com a assistência técnica da Representação do MEC no Rio de Janeiro. O Ministério ajudaria na formatação dos projetos dos municípios, sobretudo nos programas de inclusão educacional, como a alfabetização de jovens e adultos, a educação com formação profissional e a abertura da escola à comunidade.

"Essa idéia de se ter consórcios já existe em outras áreas, como a saúde", afirmou Henriques. O representante do Ministério ressaltou que os secretários municipais já estariam pensando em uma outra reunião entre eles.

A intenção do MEC é fazer a mesma proposta a municípios de outras regiões brasileiras. Ricardo Henriques se reunirá em breve com representantes de municípios das áreas metropolitanas de Recife, Belo Horizonte e Belém.

Participaram da reunião de hoje os secretários dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.


Notícias relacionadas