Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / MEC prioriza municípios com taxa de analfabetismo elevada

Notícias

24/05/2007

Compartilhe esta notícia:

MEC prioriza municípios com taxa de analfabetismo elevada

Agência CNM

Os municípios brasileiros com taxas de analfabetismo de jovens e adultos superiores a 35% são a prioridade do Ministério da Educação (MEC). Por meio do programa Brasil Alfabetizado, que passou por mudanças, o MEC dará atenção especial à Região Nordeste, onde se encontram 90% dos municípios com os mais altos índices de analfabetismo, e os jovens e adultos de 15 a 29 anos como focos prioritários.

Para desenvolver a ação, os professores das redes públicas municipais e estaduais que trabalham com alfabetização de crianças darão aulas nos turnos livres. O quadro de alfabetizadores será composto por 75% de professores das redes públicas.

O MEC garante dobrar o repasse de recursos federais para a alfabetização em 2007. Com isso, o recurso global do programa neste ano é de R$ 315 milhões, desse montante, 80% serão transferidos aos estados e municípios, o que representa um repasse de R$ 252 milhões.

Selos
Para incentivar a ação alfabetizadora nos municípios, o MEC criou dois selos: o Cidade Livre do Analfabetismo, que será concedido a toda cidade que alcançar 97% de alfabetização; e o Cidade Alfabetizadora para o município que, em 2010, comparado com os dados de analfabetismo de 2001, tiver reduzido a taxa em 50%.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)


Notícias relacionadas