Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / MEC premia projeto que contribui para educação

Notícias

17/11/2006

Compartilhe esta notícia:

MEC premia projeto que contribui para educação

Agência CNM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 13, os vencedores do Prêmio Inovação em Gestão Educacional/2006 e do projeto "Gestão participativa na Educação". O Prêmio recebeu 260 inscrições de experiências municipais em educação consideradas inovadoras, desenvolvidas em todo o Brasil.

O Prêmio é executado no âmbito do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime. Ele tem como meta premiar, a cada dois anos, até 10 experiências inovadoras, divulgando seus resultados. Os municípios vencedores foram Amparo (SP), Curvelândia (MT), Igrejinha (RS), Joinville (SC), Ponta Grossa (PR), Rio Branco (AC), São Gabriel do Oeste (MS), São Mateus (ES), Sobral (CE), Três Passos (RS).

Cada um dos dez finalistas recebeu um certificado, R$ 50 mil ao município para aplicação no desenvolvimento, ampliação ou avaliação da experiência premiada, mediante celebração de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o financiamento de participação do dirigente municipal de educação em evento formativo a ser definido pelo ministério.

O prêmio integra as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, que tem como objetivo identificar e valorizar experiências que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, o aumento do nível de escolaridade da população, a democratização da gestão da educação pública e a superação das desigualdades sociais e regionais no que tange ao acesso, à permanência e ao sucesso do aluno na escola.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Eliete Aparecida de Godoy, a experiência em Gestão Participativa, com início em 2002, passou pelo crivo do MEC. "Representantes e profissionais do ministério passaram dois dias conhecendo nossa experiência. Conferiram os documentos e indicadores do projeto, entrevistaram o promotor, representantes dos diversos conselhos municipais e a equipe da secretaria. Checaram tudo pra ver se o projeto de Amparo (SP) era consistente", afirmou a secretária.


Notícias relacionadas