
Notícias
31/05/2005
MEC implanta hortas em escolas públicas do ensino fundamental
Raquel Montalvão
Agência CNM
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram acordo para implantar 60 hortas em escolas públicas de ensino fundamental. O objetivo é estimular iniciativas comunitárias e de educação ambiental, gerando uma alimentação saudável e sustentável. A FAO vai liberar US$ 341 mil para o projeto e FNDE US$ 80 mil, iniciando nos municípios de Bagé, Rio Grande do Sul; Saubara, Bahia, e Santo Antônio do Descoberto, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal.
O acordo com a FAO prevê a capacitação e formação de monitores, entre especialistas em nutrição e contadores. Nove municípios servirão como centros de treinamento. “As hortas serão implantadas com vertentes pedagógica e nutricional”, disse o presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes. “Os professores serão capacitados em educação nutricional e ambiental e as merendeiras passarão por treinamento em normas sanitárias. A educação alimentar e nutricional será inserida no currículo das escolas.”
Os monitores, após o curso inicial, treinarão profissionais da educação envolvidos com alimentação. Cerca de 400 pessoas até o final do ano, deverão estar capacitadas sobre dimensão da horta escolar, gestão, transparência e controle social. Também serão capacitadas 60 merendeiras sobre produção de refeições e noções de higiene pessoal e dos alimentos.
Notícias relacionadas


