Notícias
11/07/2008
MDS seleciona municípios para o Programa de Cisternas
Agência CNM
Castigados por longos períodos de seca, cerca de 39 mil habitantes de 22 municípios do Semi-Árido brasileiro ganharão cisternas para enfrentar esse problema. As cisternas serão construídas em casa de família.
Dos 76 municípios que enviaram propostas, 22 foram selecionados. Estão previstos R$ 10 milhões que financiarão despesas com materiais de construção e mão-de-obra para a implantação de cisternas. As demais despesas de custeio e capital deverão ser de responsabilidade da prefeitura proponente.
O público-alvo das novas cisternas são famílias de baixa renda que não dispõem de fonte de água – ou meio suficientemente adequado para armazená-la, a fim de suprir suas necessidades básicas – e que estejam enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família, do governo federal, ainda que não tenham sido beneficiadas pelo Programa até o momento.
Neste ano, o MDS repassará R$ 66 milhões para o Programa. Desde 2003, já foram construídas 197 mil cisternas na região com recursos do Ministério.
Tecnologia de solução
A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa uma solução de acesso a recursos hídricos para a população rural do Semi-Árido brasileiro. Elas são destinadas à população rural de baixa renda que sofre com os efeitos das secas prolongadas, que podem durar oito meses do ano. As cisternas de placas de cimento são construídas com a mão-de-obra local e grande mobilização comunitária. Uma cisterna de 16 mil litros permite que uma família de cinco pessoas tenha água para beber, cozinhar e escovar os dentes durante o período de seca.
Com informações do MDS