Notícias
17/10/2005
MDS libera recurso para 24 municípios gaúchos
Agência CNM
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai liberar mensalmente para 24 municípios gaúchos cerca de R$ 343 mil. Esse recurso vai para as cidades que lideram o ranking estadual do Índice SUAS de cidades necessitadas de ações de assistência social.
O montante permitirá quase dobrar o número de Casas das Famílias (CRAS) instaladas no Estado, que passará de 35 para 62, adicionando capacidade para atendimento a mais 100.500 famílias em situação de risco social por ano. As Casas das Famílias são um componente-básico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é por meio delas que a população é atendida e encaminhada a serviços especializados, tais como o Peti, o Sentinela e o Agente Jovem.
A expansão prevê, ainda, a estruturação de 78 novos núcleos do projeto Agente Jovem. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que hoje atende 8.055 crianças e adolescentes no Estado, será estendido a mais 4.865 meninos e meninas. Já o Programa Sentinela, que hoje funciona em 5 municípios gaúchos, chegará a mais 44 cidades.