Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / MDS implanta 1.004 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Notícias

08/12/2006

Compartilhe esta notícia:

MDS implanta 1.004 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Agência CNM

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com 2.625 administrações municipais, implantará 1.004 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a partir deste mês. Responsável por encaminhar a população carente aos programas sociais do Governo Federal, o Cras coordena as ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O acompanhamento sócioassistencial das famílias e a contribuição para o processo de autonomia e emancipação social também são promovidos pelo Cras. Além de disponibilizar atendimento psicológico, potencializar a família como unidade de referência e amenizar os riscos sociais.

O MDS liberou R$ 70,6 milhões para financiar a implantação dos 549 centros na região Nordeste, 211 no Sudeste, 110 no Norte, 85 no Sul e 49 no Centro-Oeste. A prefeitura disponibiliza o local, onde o centro será implantado e o Mistério financia a compra de equipamentos e o pagamento dos funcionários.

Com o Cras, o Suas assume a vigilância social de quase 11,6 milhões de famílias, em todos os estados do Brasil. Criado em 2005, o Suas reorganiza o atendimento, agiliza os repasses dos recursos federais, respeita as realidades locais e coloca a família como o centro das políticas deste setor. Para a implantação do Cras, os municípios precisam estar habilitados na gestão básica ou plena do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 


Notícias relacionadas