Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Maringá aumenta fiscalização contra dengue ao adotar sistema inovador

Notícias

14/03/2016

Compartilhe esta notícia:

Maringá aumenta fiscalização contra dengue ao adotar sistema inovador

07032016_anopheles_Saude.govUm sistema implantado pela prefeitura de Maringá, no Paraná, vem contribuindo para aumentar a fiscalização de irregularidades no Município ao mesmo tempo em que combate o mosquito da dengue. O Acesso Cidadão, disponível na internet e no celular, permite que os proprietários dos quase 35 mil terrenos vazios da cidade sejam notificados em tempo real.

Atualmente, quase 23 mil pessoas estão cadastradas para receber os comunicados e responder as autuações feitas pela equipe de fiscalização da prefeitura. Nesse sistema, o módulo de Ordem de Serviços Mobile gerencia todo o trabalho da fiscalização de Maringá. Ele foi desenvolvido especialmente para dispositivos móveis e coleta informações em tempo real.

Também utiliza o GPS para identificar os imóveis. O Acesso Cidadão se tornou um canal de comunicação direto do contribuinte com a prefeitura. Por meio dele, o cidadão recebe alertas e notificações sobre suas propriedades e pode ainda trocar mensagens com a fiscalização, entre outras facilidades disponibilizadas na ferramenta.

Atendimentos
Com o auxílio do sistema, metade das mais de 15 mil notificações realizadas no ano passado foram atendidas e mais de 2.800 terrenos deixaram de ser criadouros do mosquito Aedes aegypti. Segundo a diretoria de fiscalização de Maringá, a implementação da ferramenta está garantindo agilidade e transparência na forma como são executadas as notificações.

O aumento da fiscalização por meio da ferramenta também tem ajudado a prefeitura a arrecadar mais com as multas aplicadas em Maringá. Dados divulgados confirmaram que além de facilitar a comunicação, o sistema online rendeu aos cofres do Município mais de R$ 6 milhões somente com as multas com limpeza de terrenos em 2015.

Outras funções
O Acesso Cidadão também agrega outros módulos como o gerenciamento e a arrecadação de impostos com a Nota Fiscal Eletrônica e módulo de Inteligência Fiscal Eletrônica. Ele possibilita o cruzamento de informações sobre volumes, receitas e declarações que podem ter uma visão geral. Também fornece subsídios para facilitar a tomada de decisões e aumentar a arrecadação sem onerar o contribuinte.


Agência CNM, com informações da Rede Cidade Digital


Notícias relacionadas