
Notícias
16/07/2010
Mais um Município adota a tecnologia para oferecer transparência
CNM
O Governo Eletrônico há dois anos faz parte do cotidiano da pequena Alagoinha do Piauí (PI). Os pouco mais de 7,8 mil habitantes podem ler noticias, conferir a arrecadação e os gastos da prefeitura, além de acessar outras informações sobre o Município. Essa modernização teve ainda mais avanço há dois meses, quando em conjunto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeitura ganhou um sistema de e-mails institucionais.
“Com o site melhorou 100%. É um meio de manter as pessoas informadas e de oferecer transparência nas nossas ações”, avalia o responsável pela comunicação do Município, Jonas Rocha. O técnico classifica os e-mails e a página na Internet como “meio importante e barato para a gestão”.
Os e-mails, atualmente utilizados por cinco setores da administração local, devem ser expandidos para o total de áreas. São 20 no total, entre departamentos e secretarias. Jonas enumera a quantidade de benefícios com as ferramentas desenvolvidas pela CNM: “É uma forma de padronizar, trocar informações, facilita o trabalho, diminui gastos com papel, é mais seguro e mais ágil”.
Cidadão e Servidores
O site, segundo Jonas Rocha, é bastante conhecido pelos moradores de Alagoinha do Piauí, mas os endereços eletrônicos – com domínio @município.uf.gov.br – ainda estão em fase de divulgação. “Estamos no início, mas já superamos as expectativas”, afirma.
Para disseminar ainda mais o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s na região, os planos da prefeitura é criar uma ouvidoria pela Internet. Os gestores devem utilizar os e-mails para atender as necessidades e ouvir a população.
Trabalho da CNM
Jonas Rocha, em nome do Município, elogiou o trabalho da Confederação. “A CNM está de parabéns, pois muitos Municípios têm dificuldades e falta de investimentos para tais ações, principalmente os pequenos”, disse.
A CNM ressalta que sites e e-mails institucionais não só modernizam a gestão, como também ajudam a cumprir a legislação que exige transparência na administração. A entidade incentiva os gestores locais a utilizarem estratégias de desenvolvimento do e-Gov e assim promover a democratização do acesso às tecnologias da informação e Inclusão Digital.
Alagoinha do Piauí é apenas mais um exemplo das inúmeras prefeituras que desenvolvem trabalhos no setor de tecnologia e informática em parceria com a CNM.
Conheça outros exemplos
- Informação sem limite: projeto promove inclusão social de moradores
- CNM recomenda transparência das contas municipais por meio da Internet
- Feira de Santana (BA) leva, dentro de um ônibus, Internet grátis à população
- CNM recomenda adoção de e-mails oficiais
Notícias relacionadas


