
Notícias
10/05/2007
Mais Educação incentiva ensino público e fortalece cidadania
Agência CNM
Portaria interministerial editada no dia 24 de abril instituiu o “Programa Mais Educação”, voltado ao ensino público e ao fortalecimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações no âmbito dos ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Esporte (ME).
A aproximação das escolas com as famílias é uma outra meta do programa. Para isso, serão estimuladas atividades educativas e culturais com a participação da comunidade, como reforço à integração dos alunos com o meio onde vivem. Como conseqüência, espera-se que a iniciativa ajude a reduzir a evasão escolar, o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A educação integral nas escolas da rede pública deverá ser implementada por meio da articulação institucional entre ministérios, secretarias federais e demais instituições públicas do Distrito Federal, estados e municípios. Instituições privadas também poderão participar, promovendo atividades educativas, culturais e desportivas que estejam integradas nos projetos político-pedagógicos das escolas e que sejam oferecidas gratuitamente.
Dessa forma, será possível otimizar as ações e os investimentos existentes no país para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.
Os primeiros passos do programa começarão a ser dados com a instituição do Fórum Mais Educação, que coordenará os trabalhos de implantação. A instância, administrada pelo Ministério da Educação, será composta por representantes dos ministérios ou secretarias federais que venham a fazer parte do programa e terá caráter consultivo.
Com informações do FNDE e MEC
Notícias relacionadas


