Notícias
18/08/2022
Mais de 400 gestores compartilham experiências no 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
*Matéria atualizada em 22/08
Focado em dar continuidade às ações para a construção do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial e o desenvolvimento das cidades históricas turísticas, uma vez que essas cidades e os sítios do patrimônio mundial, natural e cultural no Brasil desempenham papel de destaque na dinamização econômica, social, cultural, ambiental e turística de uma localidade, a 9ª edição do evento foi realizada de forma híbrida (virtual e presencial). Na parte presencial, os participantes foram recebidos em ambiente adequado aos protocolos de segurança da cidade que recebeu o Encontro e virtualmente foi transmitido pelas redes sociais da CNM que ainda facilitam o acesso futuro por gestores municipais de turismo. O evento contou com 850 participantes sendo 373 inscritos on-line e 477 inscritos para participar presencialmente. A transmissão do evento pode ser acessada na TV Portal CNM, canal da CNM no YouTube.
O encontro ocorreu de 11 a 13 de agosto, promovido pela Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Prefeitura de Diamantina, com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e patrocínio do SEBRAE Nacional.
A programação do evento promoveu a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e o seu aproveitamento pelo turismo. Além de palestras e mesas de reuniões, o encontro contou com diversas apresentações culturais, como a Orquestra Sinfônica e a Vesperata de Diamantina, um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, em uma edição especial para o evento.
O 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial ainda teve como objetivo avançar na Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, formalizada por meio do Decreto 9.763/2019, que dispôs sobre a Política Nacional de Turismo para desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil.
Participaram como palestrantes prefeitos municipais, representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, do Sebrae, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Unesco e do governo estadual, ao lado da participação especial do diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade de Porto, Portugal, Sr. António Manuel Torres da Ponte, que falou sobre os Centros de Interpretação do Patrimônio Cultural: Espaços de interpretação, experimentação e apropriação. Durante a realização do encontro, celebrou-se também os 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, instituída em 1972 pela Conferência Geral da Unesco. O Ministro do Turismo, Carlos Brito, não pode comparecer de forma presencial, devido a compromissos assumidos anteriormente, mas enviou um vídeo com mensagem especial aos participantes do Encontro.
Dia do Patrimônio Histórico
O 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial ocorreu às vésperas do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado nesta quarta-feira, 17 de agosto. A data visa garantir a preservação dos bens históricos. Nesse sentido, a CNM lembra que tramita na Câmara, já aprovado no Senado, o PLS 128/2016, que aumenta a pena para quem degradar ou pichar monumentos tombados, além de multa. Já o PL 2.000/2021, também aprovado pelos senadores e em análise na Câmara, pretende garantir proteção especial do Poder Público ao Cais do Valongo, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, na condição de patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. O evento ainda contou com o patrocínio da 1DOC e Projeta