Notícias
23/10/2009
Mais de 400 Municípios gaúchos apóiam Dia em Defesa dos Municípios
CNM
Pelo menos 450 Municípios gaúchos participam do Dia Nacional de Defesa dos Municípios nesta sexta-feira, 23 de outubro. A mobilização organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) conta com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e vai levar à população informações sobre os reflexos da crise econômica na gestão das prefeituras em todo o País.
Segundo o presidente da Famurs, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a entidade mobilizou as 26 associações regionais do Estado para unir os Municípios em atividades conjuntas. Assim como o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ele adverte que os serviços essenciais de atendimento à população não devem ser paralisados como Saúde, Educação e coleta de lixo.
Entre as atividades que serão realizadas pelos Municípios gaúchos, estão agendadas assembleias de prefeitos, reuniões, entrevistas coletivas e atos em locais públicos, com distribuição de panfletos explicativos à população.
“A maioria dos prefeitos e presidentes das microrregionais usarão os veículos de comunicação locais para fazer um panorama sobre a situação financeira dos Municípios e explicar para a população as dificuldades enfrentadas na prestação de serviços”, explica Marcos. Telões serão colocados em locais públicos e de grande circulação de pessoas para veicular os vídeos produzidos pela CNM.
Como no restante do País, um dos principais focos da mobilização dos Municípios do Rio Grande do Sul é a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que trata do financiamento da Saúde no Brasil.
Confira como está a mobilização em algumas microrregionais:
- Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) – 19 Municípios
Os prefeitos participam de debates em emissoras de rádio da região.
- Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) - 16 Municípios
Os prefeitos participam de programas de rádio da região. À tarde, as prefeituras não têm expediente, mas não paralisam serviços essenciais. Debates com servidores municipais e atos públicos em frente às prefeituras estão agendados.
- Associação dos Municípios do Centro do Estado (Amcentro) – 34 Municípios
Prefeitos e vereadores dos Municípios que integram a Associação se reúnem para debater e participar de programas nas rádios locais.
- Associação dos Municípios do Centro da Serra (Amcserra) – 12 Municípios
Prefeitos promovem coletiva à imprensa para falar da redução dos recursos e das medidas administrativas tomadas para enfrentar a crise. Debates com os funcionários municipais, entidades locais e a comunidade estão agendados.
- Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) – 42 Municípios
Prefeitos fazem esclarecimentos sobre a crise nos veículos de comunicação local e produziram informativos.
- Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) – 11 Municípios
Cada prefeito apresenta as dificuldades de seus Municípios nos veículos de comunicação da região.
- Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) – 12 Municípios
Prefeitos fazem debates nos veículos de comunicação da região
- Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) – 38 Municípios
Prefeitos também se mobilizaram e visitam todos os veículos de comunicação da região para explicar a situação dos seus Municípios.
- Associação dos Municípios da Região Centro Sul (Acensul) – 13 Municípios
No final da manhã, em Guaíba, os 13 prefeitos promovem manifesto público, convidando as entidades locais e fazem distribuição de uma caminhada com panfletos. Depois, coletiva à imprensa.
Em Camaquã, a prefeitura mantém expediente por 12 horas, dobrará o turno de trabalho para mostrar a necessidade de trabalhar em dobro a fim de obter os objetivos necessários.
Em Sentinela do Sul, há debates na Câmara Municipal de Vereadores com os Poderes Executivo, e Legislativo e Conselhos Municipais; há também distribuição de panfletos e material informativo na entrada principal do Município, além de entrevistas para jornais e rádios da Região Centro-Sul.
À tarde, uma reunião com servidores públicos do Município está agendada, onde o vídeo institucional do Dia Nacional em Defesa dos Municípios será divulgado será divulgado. Remessas de e-mails a deputados federais, em apelo pela aprovação da regulamentação da EC 29 foi enviada.
- Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) – 20 Municípios
Os prefeitos vão elaborar um documento conjunto dos Municípios relatando as dificuldades financeiras e divulgando para a comunidade por meio dos veículos de comunicação local.
- Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) – 11 Municípios
Prefeituras fazem esclarecimentos sobre a crise nos veículos de comunicação local.
- Associação dos Municípios das Missões (AMM) – 26 Municípios
Os prefeitos se mobilizam e realizam atividades em seus Municípios com atos públicos e debates nas câmaras de vereadores.
- Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) – 20 Municípios
Os prefeitos promovem, na sede da Associação em Pelotas, uma coletiva à imprensa explicando o objetivo do movimento e as dificuldades enfrentadas com a crise. Pela manhã, os prefeitos mantêm contato com os vereadores e com os veículos de imprensa local.
- Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) - 9 Municípios
Prefeitos realizam ações individuais em seus Municípios. Em Charqueadas, há panfletagem em frente a empresas explicando como a queda da arrecadação nas receitas dos Municípios influencia a vida da população. Às 11h, debate com todos os prefeitos na Rádio São Jerônimo. Às 13h30, prefeitos se reúnem na Praça de Pedágio da Metrovias, em Eldorado do Sul, para fazer uma panfletagem. Cada prefeitura produziu material sobre seu Município.
- Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) – 13 Municípios
A Associação publica manifesto nos veículos de comunicação da região apoiando a mobilização.
- Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) – 9 Municípios
Prefeitos promovem ações individuais em seus Municípios.
Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) – 45 Municípios
Haverá ato público conjunto de prefeitos em Palmeira das Missões explicando sobre a realidade dos Municípios. As prefeituras paralisam atividades que não são essenciais.
- Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) – 32 Municípios
A Associação publica manifesto dos prefeitos nos veículos de comunicação explicando o objetivo do movimento. Cada prefeito promove atividades em seu Município, concedendo entrevistas e promovendo reuniões com as entidades locais.
Com informações da Famurs
Veja a galeria de fotos da mobilização em todo o Brasil