Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais de 40 Municípios devem receber diagnóstico de potencial energético

Notícias

20/09/2012

Compartilhe esta notícia:

Mais de 40 Municípios devem receber diagnóstico de potencial energético

Itaipu.govA Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de entidades brasileiras e da União Européia se reuniram nesta terça-feira, 18 de setembro, para discutir ações na área de energias renováveis. Na ocasião foi apresentado o Projeto de Energias Renováveis Alternativas (ERA), que deve elaborar um diagnóstico de potencial energético para vários Municípios brasileiros e internacionais.

Na reunião ocorrida na sede da CNM, em Brasília, os representantes do projeto relataram o trabalho que está sendo realizado bem como solicitaram a CNM apoio institucional para o Projeto. No total, 40 Municípios brasileiros de cinco Estados (Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina) serão beneficiados. O projeto também deve diagnosticar dez Municípios argentinos, localizadas nos distritos de Corrientes, Missiones, Chaco e Santa Fé.

O projeto pretende elaborar o diagnóstico dos potenciais de energia renovável (eólica, hídrica, solar e de biomassa) sem ônus para os Municípios. Com isso cada região pode formular uma interconexão energética que diminua os custos com a geração de energia. Os resultados serão documentos geradores de subsídios para a formulação de projetos para a implantação de usinas-piloto chamadas de Agenda Verde Municipal. Foram eleitos Municípios com menos de 25 mil habitantes e com vocação agrícola familiar.

Em Minas
Quatro Municípios mineiros (Guaraciaba, Oratórios, Raul Soares e Ibiá) e uma associação microrregional (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Pirana – AMAPI) já assinaram o convênio. A Casa dos Prefeitos, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa, apóia a iniciativa. Os trabalhos foram iniciados em 15 de agosto e têm um ano para serem finalizados.
Energia limpa
O Brasil se encontra em décimo lugar na lista de países que investem em energia limpa, de acordo com o instituto americano Pew. O quadro deve melhorar, pois a expectativa do setor é que até 2020 sejam investidos mais de R$ 40 bilhões.

 


Notícias relacionadas