Notícias
31/08/2010
Mais de 3 mil pacientes esperam por transplantes no Estado de Goiás
CNM
Oriundos de diversos Municípios, o Goiás tem um total de 3.592 pacientes que aguardam um transplante de órgãos. Muitos deles aguardam há mais de 10 anos. A Central Estadual de Transplantes (CET-GO) está realizando o recadastramento dos dados com objetivo de reativar o funcionamento do Sistema Nacional de Transplante (SNT), permitir aos pacientes a consulta on-line de sua posição na fila de espera e verificar se houve oferta de órgãos. E identificar a procedência de cada um.
O longo tempo de espera é a maior dificuldade encontrada pelos pacientes. “Muitos deles têm seus nomes na lista há mais de dez anos e a demora se deve a falta de doações de órgãos”, informa a subcoordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO),Heloísa Lagares.
De acordo com dados do SNT, no Brasil 63.866 pessoas aguardam um transplante. No Goiás, a maior demanda de órgãos é por córneas e rins. “Dos 3.532 pacientes a espera de um órgão, 3.039 precisam de córneas, seguido de 537 que esperam por um rim”, afirma Heloísa.
Registro Geral
Os pacientes que desejarem atualizar o cadastro devem o procurar o médico transplantador. Segundo a CET-GO, só o médico pode alterar os dados. A modificação deve ser feita no endereço eletrônico do SNT e será gerado um número chamado Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT ), que permitirá o paciente entrar no sistema e consultar sua ficha.
Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro semestre do ano, o Estado de Goiás teve 100% de aproveitamento dos transplantes realizados, pois dos 13 órgãos doados.