Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais de 2,2 mil vagas para medicina serão abertas em 36 Municípios do interior

Notícias

13/07/2015

Compartilhe esta notícia:

Mais de 2,2 mil vagas para medicina serão abertas em 36 Municípios do interior

Pref. Serra (ES)Trinta e seis Municípios do interior do País passarão a oferecer 2.290 vagas para o curso de medicina, a partir de 2016. O anúncio foi feito pelo governo federal, que disponibilizou a lista das universidades particulares que ofertarão as novas vagas. O aumento de turmas é estratégia do Programa Mais Médicos.

As instituições selecionadas têm de três a 18 meses para colocar os cursos em funcionamento. Atualmente elas não oferecem a graduação em medicina. Ao menos 10% das vagas criadas devem ser vinculadas à bolsas de estudo.

O objetivo é facilitar o ingresso de estudantes ao curso, que há algum tempo era quase uma exclusividade dos grandes centros. Entre 1999 a 2002, haviam 7.902 vagas de graduação em medicina nas capitais e apenas 6.855 no interior. Este ano, são 10.637 nas capitais e 14.522 no interior.

Regras
De acordo com os Ministérios da Saúde e da Educação, que trabalham juntos o programa, o Edital 1/2015 está em fase de visita às instituições. Ele terá foco no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Em obediência ao edital, o local do curso deve ter distância mínima de 75 quilômetros de qualquer outro curso de medicina existente.

Um dos critérios de seleção das instituições participantes foi a capacidade econômico-financeira. Também levou-se em conta a regularidade jurídica e fiscal, o histórico e a proposta do curso de graduação em medicina, com análise de mérito e de pertinência da proposta.

Os ministérios receberam 216 propostas, habilitaram 115, classificaram 64 e aprovaram 36. Três Municípios ficaram momentaneamente sem o curso: São Leopoldo (RS), Tucurí (PA) e Limeira (SP). Eles não perderam as vagas, porque outras instituições poderão apresentar propostas.

Recurso
Desta segunda-feira, 13 de julho até dia o 22 de julho, as instituições não aprovadas podem apresentar recurso e a situação desses Municípios pode ser alterada. O resultado final será divulgado no dia 28 de agosto.

 


Notícias relacionadas