Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mais de 100 Municípios recebem certificado por combate à tuberculose

Notícias

31/05/2010

Compartilhe esta notícia:

Mais de 100 Municípios recebem certificado por combate à tuberculose

CNM

 

Um exemplo a ser seguido: 114 Municípios receberam na última quarta-feira, 26 de maio, certificados do Ministério da Saúde pelas ações desempenhadas no combate à tuberculose. O reconhecimento é uma iniciativa do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) para os gestores que apresentaram melhora nos índices de controle da doença.

 

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa é uma iniciativa que pode servir de inspiração a outros gestores. A avaliação dos Municípios foi feita com base em seis critérios epidemiológicos, sendo três deles referentes ao ano de 2007 e outros três de 2008. Foram avaliados, por exemplo, o percentual de cura, abandono do tratamento e informações sobre o enceramento de casos.

 

Segundo a coordenadoria do PNCT, o comprometimento desses Municípios com a ampliação da oferta de diagnóstico, a garantia do tratamento com a duração adequada e sem abandono, o aumento do percentual de cura são essenciais para o controle da doença no país. O alerta é importante porque 70 mil novos casos de tubérculos são registrados anualmente no Brasil.


Outra dica: é fundamental lutar contra o preconceito que pode atingir os portadores da tuberculose porque ele pode impedir o diagnóstico e tratamento precoce. Os medicamentos estão disponíveis nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), são gratuitos, e um direito de todos os cidadãos. Se o dignóstico for rápido, o paciente pode ser curado nos seis primeiros meses de tratamento.


Melhora
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil melhorou sua posição na lista das 22 nações que concentram 80% dos casos da doença no mundo: passou da 18ª para 19ª. Também diminuiu o número de mortes: foram 4.735 óbitos em 2008 e 4.823 em 2007. Os Municípios contribuíram para esse avanço.

 


Confira aqui a lista de Municípios certificados

 

 

Com informações do Ministério da Saúde

 

 

 


Notícias relacionadas