Notícias
21/12/2017
Mais da metade dos Municípios gaúchos do Alto do Uruguai estão infestados pelo Aedes aegypti
Mais da metade dos Municípios gaúchos situados do Alto do Uruguai estão infestados pelo Aedes aegypti. O levantamento, feito pela coordenadoria regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, mostra que 14 das 36 cidades da região tiveram focos do mosquito. A cidade de Erechim foi a que mais identificou a incidência do Aedes.
O índice de infestação registrado chega a 5,4%, muito acima do 1% que é considerado tolerável por especialistas em saúde. Nesse contexto, o estudo aponta que foram encontrados focos do Aedes em 5 de cada 100 imóveis vistoriados nos Municípios dessa região. Esse percentual elevado é considerado preocupante por representar risco muito alto de epidemia.
Na cidade de Erechim, o último levantamento da vigilância em saúde mostrou que todos os bairros têm registro de infestação do mosquito. Entretanto, até agora nenhum caso de doença transmitida pelo Aedes foi registrado no Município. A secretaria de Saúde municipal reforça o alerta para que a população não deixe água em pneus e em recipientes abertos nos quintais e nas residências. Pede ainda que tampas de caixa d’água sejam tampadas.
Ações da CNM
Desde 2015 a CNM mantêm um site de auxílio à organização dos Municípios no combate ao mosquito. Desde mensagens de áudio prontas para veiculação em rádio, folhetos explicativos, banners, bottom, adesivos até plano de ação conjunto entre secretarias. Dentre esses materiais também foi elaborada uma cartilha de combate, com explicações detalhadas sobre os principais sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Acesse o site aqui e baixe a cartilha aqui
Agência CNM, com informações do Jornal do Almoço