Notícias
16/05/2005
Mais cinco municípios fluminenses aderem ao programa Farmácia Popular
Agência Brasil
Mais cinco municípios do estado já acertaram com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sua adesão ao Farmácia Popular do Brasil, programa do governo federal que vende remédios a preços de custo. Até junho, Magé, Nilópolis, Barra Mansa, Volta Redonda e Petrópolis deverão estar com as suas unidades em funcionamento.
De acordo com o gerente técnico do Farmácia Popular do Brasil pela Fiocruz, Hayne Felipe da Silva, o programa tem o objetivo principal de atender às pessoas que têm planos de saúde. "O programa não visa competir com a distribuição gratuita do Sistema Único de Saúde (SUS). Prioritariamente, ele foi desenhado para aquela população que vem do plano de saúde. Claro que quem utiliza o SUS pode ser beneficiado, mas essas pessoas devem receber seus medicamentos pelo SUS", disse.
Hayne da Silva acrescentou que o município fluminense de Seropédica também já encaminhou seu termo de adesão, e os de Mesquita, Nova Iguaçu e Belford Roxo demonstraram interesse no programa.
O Estado do Rio de Janeiro possui três dessas farmácias, todas na capital. No país, elas já somam 39. A meta do governo federal é que até o final do ano sejam implantadas 330 unidades.