Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Maior São João do Brasil deve movimentar o turismo e a economia em Caruaru (PE)

Notícias

05/06/2017

Compartilhe esta notícia:

Maior São João do Brasil deve movimentar o turismo e a economia em Caruaru (PE)

05062017 saojoaocaruaru asnO maior São João do Brasil já começou em Caruaru, Município do agreste de Pernambuco. Desde de sábado, teve início o festejo municipal que terá programação até o dia 29 de junho, com atrações em praticamente todos os dias.

O São João de Caruaru divide o título de maior São João do país com Campina Grande, na Paraíba. O lema utilizado pela cidade é “O maior e melhor São João do mundo”. A prefeitura de Caruaru espera receber mais 2,5 milhões de pessoas até o dia 29 de junho. E para animar tanta gente a programação conta com 400 atrações divididas em 17 polos espalhados pela cidade. Em quase todos os dias há alguma atividade programada. Cerca de 75% dos artistas são de Caruaru.

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lúcio Omena, afirma que em anos anteriores o polo principal, onde artistas nacionais, muitos deles de apelo mais comercial, estava ganhando muita importância. Por isso, a intenção foi multiplicar os pontos da festa na cidade. “É a volta do São João para as suas origens, que é a rua, a roça. A ideia é salvaguardar nossas origens”.

Situação de Emergência
A festa acontece ao mesmo tempo em que Caruaru se recupera dos estragos ocorridos depois de forte chuva que atingiu parte do Agreste e a Zona da Mata Sul de Pernambuco. O Município está em Situação de Emergência; duas pessoas morreram arrastadas pela água e mais de 800 ficaram desalojadas e desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil municipal.

O presidente da Fundação de Cultura afirmou que a pela avaliação da Prefeitura não era necessário cancelar o evento, inclusive porque a cidade conta com a renda gerada durante os festejos. “Gera uma quantidade de empregos muito grande, gira um dinheiro muito grande, então a gente teve que equilibrar. Deu mais trabalho, mas não prejudicou o trabalho da festa e não deixamos as pessoas desassistidas”, argumentou. A expectativa é criar 6 mil empregos diretos e indiretos.

Além disso, como afirmou Lúcio Omena, a maior parte dos recursos não teriam como ser utilizados em função da enchente, porque são fruto de patrocínio. O orçamento ainda não foi fechado, mas ele calcula que cerca de 80% do orçamento do São João venha do setor privado. A contrapartida mais comum é a exposição da marca patrocinadora.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas