Notícias
13/11/2018
MADRI: Presidente da CNM participa de reuniões de redes globais e regionais de cidades
Na última semana, durante o Fórum Mundial sobre Violência Urbana e Educação para a Convivência e Paz, em Madri (Espanha), o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participou de agendas da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA) e da Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).
Na reunião do Bureau Executivo da FLACMA, Aroldi parabenizou a organização da Cumbre Hemisférica de Prefeitos, realizada em Punta del Este (Uruguai), em agosto desse ano. Naquele evento, a comitiva brasileira contou com a participação de 19 prefeitos(as) e quatro presidentes de entidades estaduais. O líder municipalista aproveitou para compartilhar que a CNM já começou a articulação para a realização da Cumbre de 2020 no Brasil.
Ficou decidido também que a entidade organizará, em dezembro, uma oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sede da CNM, em Brasília. O objetivo é capacitar as entidades municipalistas latino-americanas.
Finanças Locais
Já no primeiro dia do Fórum, o presidente da CNM participou da reunião da Comunidade de Práticas sobre Finanças Locais. O debate sobre o fortalecimento das finanças dos governos locais ao redor do mundo buscou identificar os principais desafios enfrentados pelos países e possíveis soluções.
O presidente Aroldi compartilhou a realidade enfrentada pelos municípios brasileiros: “No Brasil enfrentamos, nos últimos anos, a descentralização de competências que não foi acompanhada da transferência dos recursos necessários para se realizar as incumbências dadas aos Municípios”, relatou.
Dentro os desdobramentos do encontro, foi lançada uma proposta de criação de um Fundo Internacional Municipal de Investimentos.
Conselho Mundial CGLU
A Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) organizou uma agenda de reuniões no âmbito do Fórum, que incluíram os encontros do Conselho Mundial e do Bureau Executivo da entidade.
A CNM faz parte do Conselho Mundial e do Bureau Executivo, que reúnem líderes locais e entidades nacionais de todo o mundo. Os representantes da Confederação puderam acompanhar os planos de ação e os temas em que a entidade e as associações que a compõem têm trabalhado ao redor do mundo.
Fórum Ibero-Americano
Ainda como parte da Agenda do Fórum Mundial, foi realizado o XI Fórum Ibero-Americano de Governos Locais, que reuniu 22 prefeitos(as) e cerca de 50 representantes de cidades, governos locais e associações de Municípios ibero-americanos.
Os debates foram norteados por temas como a necessidade de uma maior descentralização política (que permita responder às demandas da população com um quadro legal e financeiro adequado) e a importância da esfera local no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ilustrando com a realidade brasileira, composta por cidades de pequeno e médio portes, o presidente Aroldi destacou que “é preciso focar na capacitação dos pequenos e médios Municípios para que possam responder as demandas das populações e, assim, contribuir para alcançar agendas tão importantes, como a dos ODS”.
A entidade destaca que espaços como esses fortalecem as discussões mundiais que afetam a realidade local e contribuem para que a perspectiva dos Municípios seja levada em consideração na construção de estratégias e instrumentos de fortalecimento das capacidades dos governos locais ao redor do mundo.
Foto: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias