Notícias
06/09/2007
Lula defende regulamentação da Emenda Constitucional 29 em coletiva
Raquel Montalvão
Agência CNM
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na manhã de hoje, 6 de setembro, em entrevista coletiva concedida às rádios brasileiras no Palácio do Planalto, que é favorável à regulamentação da Emenda Constitucional (EC) 29. A regulamentação é uma das reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que lançou no dia 29 de agosto, durante a mobilização nacional de prefeitos no Congresso Nacional, a campanha "Saúde, essa Luta é dos Municípios! EC 29, Regulamentação Já!”.
Lula afirmou que os entes federados - União, estados e municípios - devem ter o seu papel bem definido na questão. “Se todos os entes trabalharem juntos, cada um no seu papel, tenho certeza de que vamos encontrar soluções para os problemas da saúde”, declarou o presidente.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, defende que essa regulamentação significará R$ R$ 21 bilhões a mais para a saúde pública brasileira. Ziulkoski explica que, desde 2003, a EC está para ser votada. “O caos na saúde pública é resultado da falta de recursos para o financiamento e da má administração, entre outros aspectos”, fala.