Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Lei prevê prioridade na adoção de crianças com deficiência ou doença crônica

Notícias

06/02/2014

Compartilhe esta notícia:

Lei prevê prioridade na adoção de crianças com deficiência ou doença crônica

PrevidênciaFoi publicada nesta quinta-feira, 6 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 12.955/2014. A medida estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que as crianças ou adolescentes tenham deficiência ou doença crônica.
 
Esta prioridade modificou a Lei 8.069/1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, acrescentando um nono parágrafo ao artigo 47. O objetivo é acelerar, dentro do possível, os processos nos quais o adotado se encontre em uma dessas condições. Não significa, entretanto, ultrapassar etapas ou flexibilizar procedimentos.
 
Esta nova legislação corrobora a prática que começa a se estabelecer. Já é dada atenção preferencial às pessoas com deficiência e para aquelas acometidas por doenças crônicas. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem se mostrado favorável a que essas causas judiciais tenham prioridade de tramitação.
 
Da Agência CNM, com informação da Agência Senado

Notícias relacionadas