
Notícias
03/12/2015
Legitimidade para CNM propor ADI será votada pelo Plenário do Senado
Vai ao Plenário do Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/2015 que concede a Confederação Nacional e Municípios (CNM) e outras entidades o direito de propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Com a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a matéria segue para votação, em dois turnos, no Plenário.
O texto dá as entidades, de âmbito nacional que representam os Municípios, a legitimidade para apresentar as ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é uma antiga reivindicação do movimento municipalista e compôs a pauta de reivindicação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deste ano.
Segundo o autor da PEC, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a participação de entidades de representação dos Municípios na propositura dessas ações fortalece a proteção da ordem jurídica. Ele esclareceu que a Constituição de 1988 tornou os Municípios entes federados autônomos, mas não os amparou com todas as prerrogativas necessárias para a consolidação dessa nova posição institucional.
O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), notou "um indesejável desbalanceamento" entre o papel federativo dos Municípios e as competências, prerrogativas e instrumentos processos administrativos e judiciais que lhes foram atribuídos para concretizar a nova condição.
Agência CNM, com informações da Agência Senado
Leia também: Em um futuro próximo, representante dos Municípios poderá ingressar com ADI
Notícias relacionadas


