
Notícias
03/08/2011
Lajedo (PE) cria programa para aproximar família da escola
CNM
Programa implantado em 2009 no Município de Lajedo (PE) atende aproximadamente três mil crianças do maternal, com idades entre dois a cinco anos. O programa, que funciona em toda a rede de ensino, distribui material didático às crianças e à família, para que estudem juntos. Segundo a pedagoga e coordenadora do programa Base do Conhecimento, Alessandra Costa, a presença dos pais é fundamental para o bom desenvolvimento escolar dos alunos.
A proposta é que os pais participem lendo os livros com as crianças em casa. “Cada ano buscamos um assunto diferente para o material didático, este ano estamos tratando de Direitos Humanos”, conta Alessandra.
O projeto também promove reuniões periódicas onde a família recebe orientações de como melhorar o aprendizado da criança. “A participação dos pais está mais ativa. A integração entre escola e família tem feito toda a diferença” diz a coordenadora.
Outro fator importante para o sucesso do projeto é a capacitação e o monitoramento dos professores. Alessandra explica que os professores estão sempre atentos as necessidades dos alunos “Capacitar os professores colaborou para melhorias na aprendizagem, e isso favorece a alfabetização correta. Nossos alunos entram para o primeiro ano sabendo ler” relata a pedagoga.
O prefeito de Lajedo, Antonio João Dourado, conheceu o programa no Paraná e trouxe para Lajedo. Os resultados foram tão positivos que a prefeitura pretende expandir para as outras séries. “Estimulamos os pais a dedicarem pelo menos meia hora do seu dia aos filhos. Isso melhora o desempenho escolar e cria uma melhor unidade familiar, por isso vamos implantar nos primeiros e segundos anos, para ver como funciona” conta o prefeito.
Notícias relacionadas


