Notícias
14/01/2009
Jovens de baixa renda têm acesso a curso de qualificação profissional
CNM
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alerta os gestores municipais a proporcionarem condições para que os beneficiários do Programa Bolsa Família não deixem de participar do curso de Qualificação Profissional. A ação tem o objetivo de promover inclusão social e a inserção dos jovens no mercado de trabalho e é destinada a maiores de 18 anos que tenham completado pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental.
De acordo com a área Técnica de Desenvolvimento Social da CNM, nos municípios de pequeno porte a qualificação profissional é mais necessária, pois eles precisam de mais infra-estrutura e suporte. Outra questão que reflete é a falta de recursos para investimento em cursos de qualificação profissional. Além disso, os cursos de qualificação profissional são importantes para que pessoas de baixa renda tenham oportunidades de se profissionalizarem e ingressarem no mercado de trabalho.
A ação é promovida pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (PlanSeq/Bolsa Família) e disponibiliza qualificação nas áreas de construção civil e turismo. Também serão oferecidos cursos de recepcionista, encanador, gesseiro, desenhista, eletricista, mestre-de-obras, auxiliar de escritório e carpinteiro, entre outros. As inscrições podem ser feitas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE) com a carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS, e a carteira de trabalho.
Mais informações sobre os cursos aqui ou pelo telefone 0800 707 2003
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717