Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Jaraguá do Sul é o primeiro Município digital de Santa Catarina

Notícias

02/09/2010

Compartilhe esta notícia:

Jaraguá do Sul é o primeiro Município digital de Santa Catarina

CNM

Localizado a 135 quilômetros da capital Florianópolis, o Município de Jaraguá do Sul começou a trabalhar para ser a primeira Cidade Digital de Santa Catarina e uma das pioneiras do país. O projeto Jaraguá Digital tem uma proposta de inclusão digital que vai além de facilitar o acesso da comunidade à Internet. Iniciativas como essa, empreendedoras, recebem o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).


Inaugurado em maio deste ano, o Jaraguá Digital tem três etapas previstas. Na primeira, com o prazo de execução de quatro meses, a prefeitura vai interligar todos os setores da administração por meio da tecnologia VOIP. O Ônibus Caminhos do Saber também integra esta fase. Com 20 computadores ligados à Internet, percorrerá todos os bairros do Município e sediará cursos voltados a jovens, adultos e idosos.


Os Totens da Informação e os Quiosques da Informação formam a segunda etapa do projeto, prevista para ser finalizada em um ano e meio. Em pontos estratégicos do Município, a população poderá consultar informações sobre serviços oferecidos pela prefeitura. Consultas sobre Saúde (vagas em hospitais), Educação (vagas em escolas da rede municipal), acompanhamento de Obras e consulta a Tributos, por exemplo, serão mais acessíveis aos cidadãos.


A última etapa será marcada pela emissão de um cartão cidadão, uma espécie de ‘CPF municipal’. Os moradores de Jaraguá do Sul terão um cadastro único junto à prefeitura para acessar informações desejadas e serviços municipais. A expansão da rede para o interior do Município também ocorrerá nessa fase, prevista para terminar em 2013.


De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Célio Bayer, o objetivo do projeto é modernizar a gestão, torná-la mais eficiente, transparente e objetiva. Um dos idealizadores do projeto, Bayer destaca que o Jaraguá Digital beneficia munícipes e gestores. Os primeiros recebem serviços de melhor qualidade e os segundos dispõem de dados reais sobre as demandas da comunidade, com a possibilidade de planejamento adequado no desenvolvimento de políticas públicas.


Interesse
A iniciativa de Jaraguá do Sul tem despertado o interesse de Municípios vizinhos. Segundo Bayer, a redução de custos e a modernidade do projeto são os pontos que mais chamam a atenção dos gestores. “O Jaraguá Digital está contribuindo para desmistificar a ideia de que a Inclusão Digital resume-se à Internet”, destaca Bayer.

 

 

 

 


Notícias relacionadas